17 de jan de 2019

MEIO AMBIENTE: Prefeitura de Princesa dispõe de mudas de Ipês para troca de árvores com raízes impróprias para zona urbana


A Prefeitura de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, através da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, disponibiliza à sociedade mudas de árvores Ipês rosa e branco. 
Segundo a Diretora de Meio Ambiente e Agricultura, Carleide da Silva, foram distribuídas mais de 2.000 mudas em 2018.
A orientação do Técnico em Agroecologia, Josibel Bezerra de Sousa, é que haja uma troca gradativa das plantas da espécie Nim (Azadirachta indica A, Juss), em razão da sua incompatibilidade ambiental e prejuízos às outras espécies vegetais e animais, por conter propriedades repelentes, causando interrupção da cadeia biológica.
No caso das espécies Ficus e Algarobas, as raízes seguem em direção às redes de esgotos, causando a obstrução das mesmas e danificação das calçadas – algo que não acontece com Ipês.
 Josibel complementou dizendo que uma orientação importante no caso da substituição por Ipês é que as mesmas não devem ser plantadas em baixo de redes elétricas, pois, crescem a uma altura média de 7 metros.
 O cultivo das mudas de Ipês tem o acompanhamento da estagiária em Controle Ambiental, Bruna Mayara da Silva, IFPB – Campus Princesa Isabel.
A Coordenação de Meio Ambiente e Agricultura está localizada a Avenida Presidente João Pessoa, Centro, vizinho ao prédio da SAMBRA, na antigo Espaço Nordeste.
Fonte: ASCOM PMPI





Nenhum comentário:

Postar um comentário