2 de jul. de 2019

Das serras de Triunfo avistando a cidade paraibana Princesa Isabel

Vista panorâmica da cidade paraibana de Princesa Isabel. A imagem foi obtida de um local alto entre os Estados de Pernambuco e Paraíba, conforme todos podem visualizar por meio da foto postada.

 Próximo desta localidade montanhosa se encontram duas antigas comunidades Quilombolas, uma fica no Sitio Águas Claras e a outra no Quilombo do Livramento. 

Em épocas passadas os negros fugitivos das senzalas e dos canaviais escolheram os lugares serranos para se protegerem dos senhores de engenho, como também dos jagunços a serviço dos latifundiários.

De cima da serra, com vista privilegiada, os moradores ex-escravos observavam qualquer movimento de pessoas estanhas que pudesse comprometer a segurança da comunidade negra. Eles escolheram um local alto, isolado e escondido, assim sendo, estavam todos possivelmente protegidos dos inimigos daquele tempo. 

Alguns povoamentos de negros foram destruídos pelos famosos carrascos denominados ‘’capitães do mato’’. Aquelas criaturas desumanas caçavam implacavelmente todos os foragidos das lavouras de cana-de-açúcar. 

As principais características do vilarejo de pessoas descendentes de africanos não eram a fuga e o isolamento e, sim a resistência e a autonomia, pois, ocorreu o movimento de transição da condição de escravo para o de camponês livre. 

O maior legado dos Quilombolas foi a resistência daqueles que não queriam e não nasceram para trabalharem de escravos.

Fonte Opinião Triunfo

Nenhum comentário:

Postar um comentário