28 de jun. de 2017

VEREADORES APROVAM PROJETO QUE CRIA EM TAVARES, "CÃMARA MIRIM" COM A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES.


Na manhã desta terça-feira (27/06), na última sessão ordinária do primeiro período legislativo do ano, os vereadores da cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 05/2017, que autoriza a criação da Câmara Mirim, no município.
O PL é de autoria da presidente da Casa, Maria do Socorro (Socorrinha), que comemorou a aprovação e falou sobre o objetivo geral do Projeto. “Vamos promover a interação entre a câmara municipal, a sociedade e a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do legislativo dentro do contexto social em que vive e contribuindo para a formação da cidadania e o entendimento dos aspectos políticos. Além de estimular a formação de líderes, a Câmara Mirim vai favorecer o entendimento dos alunos sobre projetos, leis e atividades inerentes à função do vereador, enquanto representante do cidadão junto ao poder público”, explicou Socorrinha.
A Câmara Mirim será realizada no próximo ano. De acordo com o Projeto, participarão do processo de escolha dos Vereadores Mirins as escolas de ensino do município, públicas e particulares, que possuam turmas do 8º e 9º ano.
Cada escola terá no mínimo 1 (um) representante na Câmara Mirim para completar os nove vereadores. A escolha dos parlamentares ficará a cargo de cada unidade participante, aberto aos alunos de 7ª a 8ª série, obedecendo critérios.
A Câmara Mirim vai se reunir no Plenário do Poder Legislativo uma vez por mês, sendo uma hora antes da sessão ordinária da Câmara Municipal.
A Câmara Mirim vai poder encaminhar propostas ao Município, relativas a temas como educação, saúde, assistência social, cultura, esportes, lazer, meio ambiente, entre outros. O mandato dos Vereadores Mirins será de 1 (um) ano letivo e sua função não será remunerada. 
(Blog do Aryel Aquino)

Nenhum comentário:

Postar um comentário