23 de dez. de 2021

‘Comércio’ de jumentos em Paulo Afonso abastece produção de composto medicinal na China

 




Uma reportagem especial produzida pela BBC News Brasil e divulgada nesta quarta-feira (22) pelo portal G1 colocou Paulo Afonso, Bahia, como um dos principais fornecerdes para o abate de jegues com a finalidade da produção de um composto medicinal na China.

A BBC News Brasil investigou o mercado que cresce em meio ao aumento da fome e do desemprego — além do risco de eliminação da espécie.
De acordo com a reportagem, os animais de Paulo Afonso e região são levados para a cidade de Amargosa onde funciona o Frinordeste, hoje o principal frigorífico de abate de jumentos do país, cuja planta industrial pertence à JBS, mas foi arrendado por dois cidadãos chineses e um brasileiro. Nele, cerca de 1,2 mil animais são abatidos todas as semanas para posterior exportação à China, segundo funcionários ouvidos sob a condição de anonimato.
Eles são mortos com um tiro de ar comprimido entre os olhos. Depois, o couro é retirado, embalado em caixas e levado para a China, onde é transformado em uma gelatina que é usada para produzir o ejiao, um produto medicinal bastante popular e lucrativo da Tradicional Medicina Chinesa. A carne normalmente é separada e exportada para o Vietnã.
Não há comprovação científica de que o ejiao funcione, mas, no país asiático, ele é utilizado para tratar diversos problemas de saúde, como menstruação irregular, anemia, insônia e até impotência sexual. Ele é consumido de várias maneiras, como em chás e bolos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário