12 de nov. de 2021

PRINCESA VAI COMEMORAR EMANCIPAÇÃO POLITICA EM NOVA DATA, SAIBA OS MOTIVOS...



O município de Princesa Isabel, Sertão paraibano, não vai mais comemorar sua emancipação política no dia 18 de novembro. Um projeto de Lei aprovado pela Câmara Municipal e transformado em Lei pelo prefeito Ricardo Pereira (Cidadania) muda a data para o dia 26 de novembro. 

 A mudança da data tem por base um estudo histórico sobre a cidade em que mostra que a autonomia político/administrativa de Princesa ocorreu no dia 26 de novembro de 1875. 

 O estudo mostra que a Lei Provincial nº 597, de 26 de novembro de 1875, época do Brasil Imperial, “elevou a Povoação de Bom Conselho à categoria de Vila, denominando-a de Vila Princesa, em homenagem à filha do Imperador Pedro II, a Princesa Isabel. 

 Segundo o estudo do historiador princesense Francisco Florêncio, publicado com o título “Processo Histórico da Emancipação Política, Administrativa e Judiciária do Município de Princesa Isabel”, com Lei Provincial nº 597, de 26 de novembro de 1875, a nova vila emancipava-se do Termo do Piancó e ganhava sua autonomia política e administrativa.

Fonte: https://andregomespb.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário