1 de ago. de 2021

PREFEITO DE TAVARES, NA PB, ANUNCIA PAGAMENTO DE RETROATIVO DO PROGRAMA PREVINE BRASIL

Na última terça-feira (27), o prefeito de Tavares, no Sertão da Paraíba, Genildo José(Coco de Odálio), realizou uma reunião com a secretária municipal de saúde, Márcia Marques, o sub secretário, Lourival Pereira, o apoiador técnico, José Max e as coordenadoras Aline Paiva (atenção básica) e Eliana Pereira (imunização). A reunião foi realizada na sede da secretaria de saúde.

Na pauta, discussão e definição sobre o pagamento do Programa Previne Brasil. O gestor irá regular o pagamento através da elaboração de uma lei municipal, que instituíra o Incentivo Variável por Desempenho e Qualidade dos Serviços de Saúde, com base na Portaria nº, de 2.979 de 12 de Novembro de 2019 do Ministério da Saúde, que estabelece o novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

No antigo PMAQ o município de Tavares recebia mensalmente o valor de R$ 39.800,00, mensais. No Previne Brasil de janeiro até agora a prefeitura recebeu mensalmente R$ 22.575,00.

Cabe destacar que esse valor do Previne não é fixo, mas devido à pandemia, está entrando 100% do cumprimento das metas dos indicadores das equipes. Segundo o Ministério da Saúde o último quadrimestre será em cima do desempenho individual das equipes, podendo ou não ser prorrogada a portaria vigente. Tudo vai depender do controle da pandemia.

O prefeito Coco, já havia comunicado que iria dividir os recursos do programa com os profissionais da saúde, ficando 60% para a gestão investir no custeio da saúde, e 40% para os profissionais.

“Quanto mais investimentos e valorização realizarmos para os nossos profissionais, mais qualidade a população terá nos serviços ofertados. Minha missão é pensar em todos e por isso, a prefeitura irá pagar o retroativo de janeiro até agora e mais o novo quadrimestre”, afirmou Coco.

Por Marta Alves – assessoria de comunicação


Nenhum comentário:

Postar um comentário