7 de jun. de 2019

PRINCESA ISABEL: Vigilância Ambiental realiza mutirão de combate ao AEDES AEGYPTI no Jardim Karlota





A imagem pode conter: casa, céu e atividades ao ar livreA equipe da Vigilância Ambiental da Prefeitura de Princesa Isabel, no Sertão da Paraíba, realizou nesta sexta-feira, 07 de junho, um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti no Bairro Jardim Karlota.
Os Agentes de Combate à Endemias estiveram nas residências orientado os moradores sobre a importância da colaboração de todos no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
Segundo a coordenadora Mikaely Belo, o sucesso do combate ao mosquito depende da participação de toda a população. “Enquanto sociedade, não podemos de maneira alguma negligenciar isso. O Aedes tem um ciclo de reprodução rápido e muitas vezes somos nós, enquanto população, que permitimos de alguma maneira isso. A Vigilância Ambiental está trabalhando muito no combate, mas o apoio da sociedade é fundamental.” – disse.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:
ALGUMAS ORIENTAÇÕES DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI
• Tampe os tonéis e caixas d’água;
• Mantenha as calhas sempre limpas;
• Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
• Mantenha lixeiras bem tampadas;
• Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
• Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
• Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
• Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.

Prefeitura de Princesa Isabel
Nada supera o trabalho!
Ascom / MS

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadasA imagem pode conter: uma ou mais pessoas, pessoas em pé e atividades ao ar livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário