22 de mar. de 2018

Obras no açude Boqueirão são concluídas e comportas são abertas para fornecer água para Acauã


As obras das comportas da Barragem Epitácio Pessoa, o açude Boqueirão, foram concluídas com quase um mês de antecedência. 

Com isto, a partir desta quinta-feira (22) elas serão abertas e a água poderá ser liberada para seguir para o açude Acauã, onde deve chegar daqui cerca de seis dias. 

 As obras foram conduzidas pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). O departamento promoveu uma verdadeira modernização em todo o sistema de gestão das águas no açude Boqueirão. 

 “As comportas são todas automatizadas. Não serão abertas manualmente. Teremos uma sala de controle que vai controlar vários fatores relativos ao Boqueirão, como a evaporação, a vazão da água e a qualidade”, explicou o coordenador do Dnocs, Alberto Batista.

 A outorga autorizada de transposição do Boqueirão para o Acauã será de 4,8 milhões de metros cúbicos. “Depois a Agência Nacional das Águas (ANA) vai verificar se vale a pena aumentar ou não essa vazão.

 Essa questão não fica com a gente, mas com eles”, explicou Batista. Além das intervenções no Boqueirão o Dnocs ainda está realizando, também, obras nos açudes de Poções e Camalaú.

 O objetivo da antecipação das obras no Boqueirão é a liberação da água para população de Acauã e cidades à margem do Rio Paraíba. Serão 14 cidades e mais de 100 mil habitantes sendo beneficiados pela obra.

 A última fase das obras eram os testes a serem realizados nas bombas, e foi nesta fase que as obras aceleraram mais.

 “Tínhamos um intervalo grande para os testes e conseguimos realizar isso entre os dias 9 e 22. Vencida esta fase as águas já vão ser enviadas para o Rio Paraíba e, de lá, para Acauã”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário