28 de jan de 2018

Comunidade rural produz até 300 caixas de seriguela por semana em Monte Horebe

Os sítios Areias e Capim localizado na zona rural Monte Horebe na Paraíba é destaque por grande produção na agricultura familiar de seriguela nesta época do ano.

 Segundo o professor Ricardo Cardoso, os produtores da comunidade produzem até 300 caixas de seriguela por semana, cada caixa é vendida no valor de R$ 20,00 reais.


A produção é levada em caminhões até Campina Grande. 

A seriguela é uma forma de complemento de renda para alguns moradores da comunidade do sítio Areias e regiões adjacentes.


A seriguela é uma fruta bastante nutritiva, contendo alto teor de carboidratos, fibras, sendo uma excelente fonte de vitaminas, entre elas as vitaminas A, do complexo B e a vitamina C. Ela também contém uma alta quantidade de minerais, entre eles o cálcio, o ferro, o potássio, o manganês, o magnésio, o cobre, o sódio, o fósforo e o zinco.

 Além disso, está frutinha possui muitas substâncias com poder antioxidante, auxiliando no bloqueio dos radicais livres que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e por causar diversas doenças.

 Embora esteja na boca de cada vez mais brasileiros, pouquíssimos são os que escrevem sem titubear o nome da tal fruta: será siriguela, seriguela, ceriguela ou ciriguela?. 

Seja qual for a grafia mais utilizada o certo é que a pequena frutinha, de cor avermelhada e sabor muito doce é típica do Nordeste e vem ganhando popularidade no Brasil nos últimos anos. 

 Por Ismênia Salviano Radar Sertanejo

Nenhum comentário:

Postar um comentário