21 de set. de 2017

Prefeitura de Princesa realiza a Grande Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo

Na manhã desta quarta-feira (20), a Prefeitura de Princesa Isabel (PB), através da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), realizou a Grande Caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, que enfatiza as ações contra o suicídio. A concentração foi na praça da Igreja Matriz, com a participação popular.
A caminhada seguiu o trajeto pelo centro da cidade até a Prefeitura, onde houve interpretação teatral de uma equipe do CAPSi e depoimento da senhora Francinete, que há oito anos faz tratamento no CAPS. “Ninguém sabe o que passei, algumas pessoas me criticam, eu engulo o choro diante de todos os problemas. Mas eu me amo, nunca irei cometer suicídio, pois tenho muitos amigos que me dão força e que me querem viva e feliz, como estou”, testemunhou a usuário.
A coordenadora do CAPSi Bárbara Duarte, pediu atenção de todos no que se refere ao combate ao suicídio. “Ninguém está imune, por isso devemos ser atenciosos. Essa caminhada é um gesto simbólico de cooperação, solidariedade e amor. A nossa batalha maior é no dia a dia, não podemos fechar os olhos para quem precisa de nós. Quem estiver passando por algum problema, que necessite de ajuda, não se cale”, disse a coordenadora.
De acordo com o secretário de saúde, Onofre Júnior, as ações contra o suicídio devem ser tratadas como questão de saúde, sem julgamentos “Nossa caminhada hoje foi para reforçar nosso apoio, mostrar que estamos dispostos a ajudar, que podemos fazer isso”, falou.
O prefeito Ricardo Pereira agradeceu a participação popular e estudantil, e ressaltou que o Setembro Amarelo deve ser aplicado na vida de todos, de janeiro a dezembro. “O Setembro Amarelo é sinal de alerta, de atenção, que deve ser permanente em nosso meio. São homens, mulheres, crianças e adolescentes que enfrentam problemas de depressão e transtornos psicológicos, mas não devemos ignorar. As pessoas que fazem a Atenção Básica e Educação no município tem uma importância fundamental, pelo contato direto com o público”, enfatizou o Prefeito.





Fonte e Fotos: ASCOM PMPI

Nenhum comentário:

Postar um comentário