9 de set de 2017

Festa da mandioca acontece de 15 a 17 de setembro na comunidade Lagoa de São João


Com a economia baseada principalmente na agricultura a comunidade de Lagoa de São João, localizada no município de Princesa Isabel/PB realizará no período de 15 a 17 de setembro a 15ª Festa da Mandioca. O evento que está chegando a sua 15ª edição se tornou tradição e marca justamente o período de maior produção da mandioca na localidade, uma realização da Associação Comunitária dos Pequenos Produtores de Lagoa de São João.
Desde a segunda edição o Sebrae abraçou o evento, se tornando importante parceiro, abrindo as portas para os produtores da cadeia produtiva da mandioca, não apenas de Lagoa, mas de outras comunidades próximas, mostrando que a festa é delas e que importante preservá-la.
O presidente da Associação dos Pequenos Produtores de lagoa de São João, Audecy Nunes destaca a produção das quatro comunidades produtoras de Princesa, onde mensalmente são comercializadas aproximadamente 720 sacas de farinha de mandioca prontas para o consumo. O maior mercado são os municípios circunvizinhos da Paraíba e Pernambuco. Nas comunidades de Lagoa, Cedro, Macambira e Moça Branca, cerca de 380 famílias, cerca de 2.900 habitantes, estão envolvidas com a Agricultura Familiar (85%). Duas culturas são responsáveis em grande escala pela sobrevivência delas, o feijão de corda e a mandiocultura, a mais forte e que dá fruto durante todo o ano.
Este ano com o apoio da Prefeitura de Princesa Isabel a festa terá grandes atrações musicais: Banda Pisanela (15), Galã do Brega e Rafael Moura (16) e Rafael Bezerra (17).
Durante os festejos os visitantes e produtores de mandioca terão a oportunidade de participar da Feira e Exposição de Produtos Derivados de Mandioca, Concurso de Arte Culinária, Apresentações Culturais, Casos de Sucesso, Cursos, Palestras, Torneio de Futebol e Cavalgada dentre outras atrações. 

Fonte: Blog da sabrina Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário