27 de jun de 2017

CONCURSO DE AGENTE PENITENCIÁRIO DO CE: APROVADO A CRIAÇÃO DE 805 CARGOS .

Foi aprovada na terça-feira, 20 de junho, na Assembleia Legislativa do Ceará, a criação de 805 vagas para o provimento efetivo de cargos de Agente Penitenciário. As vagas são para o concurso da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus/CE) (concurso Agente Penitenciário CE). O governo do estado já havia divulgado ainda este ano que realizaria um concurso público para o Sistema Penitenciário do estado.
A aprovação e criação dos cargos se dá depois de um pedido feito pelo Poder Executivo Estadual. A solicitação do Governo era de que fosse aberto um concurso público para contratação de 1 mil cargos de agente penitenciário, bem como dotar o sistema penitenciário cearense de uma segurança organizacional mais coerente.
O governador do Ceará, Camilo Santana, já havia anunciado o pedido durante uma transmissão Ao Vivo em sua página no Facebook. Durante a transmissão, ele assinou uma mensagem que trata da realização de concurso para agentes penitenciários.
O concurso Agepen CE está previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017 e o baixo efetivo nos presídios e cadeias públicas do Estado reforça a necessidade de abertura do certame ainda este ano. A expectativa é que o edital do Concurso Agente Penitenciário CE ofereça as 1.000 vagas, sendo 80% para o sexo masculino e 20% para o sexo feminino.
Para concorrer, é preciso ter ensino médio completo ou curso profissionalizante de ensino médio, em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação. O salário é de R$ 2.819,00 por até 40 horas semanais, conforme tabela remuneratória de 2016. 
ÚLTIMO CONCURSO ACONTECEU EM 2011
Já na segunda etapa, os aprovados passaram por Inspeção de Saúde, Avaliação de Capacidade Física, Avaliação Psicológica e Investigação Social e Funcional e Curso de Formação Profissional. As disciplinas abordadas foram:
Língua Portuguesa – 10 questões
Noções de Informática – 10 questões
Noções de Direito – 10 questões
Direitos Humanos e Cidadania – 10 questões
Conhecimentos Específicos – 10 questões
Legislação Especial – 10 questões

Nenhum comentário:

Postar um comentário