20 de fev. de 2021

GOVERNO FEDERAL LIBERA ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO QUE BENEFICIARÁ 57 MUNICÍPIOS E MAIS DE 5 MILHÕES DE PESSOAS



Após solicitação feita pelo Governo da Paraíba, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou que vai liberar a passagem de água do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco para o Rio Paraíba, no município de Monteiro - Cariri paraibano, nesta sexta-feira (19). O pedido foi feito no dia 12 de fevereiro pela Secretaria da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seirhma).

A liberação da água ocorre pela necessidade de perenizar o Rio Paraíba entre Monteiro e a Barragem Boqueirão, viabilizando a captação de água para consumo humano nesse trecho, e também para dar continuidade aos testes de comissionamento no lote 1 do Canal Acauã/Araçagi. A Barragem Acauã está com 13,78% de sua capacidade, o que é insuficiente para a realização dos testes, de acordo com informações repassadas pelo MDR a partir da solicitação do Governo do Estado.
O MDR alega que, por conta das chuvas abundantes na Paraíba em 2020, o bombeamento do Projeto São Francisco na região havia sido interrompido no segundo trimestre, e com isso os reservatórios apresentavam segurança hídrica. O Eixo Leste está com 97,13% de execução e propõe beneficiar 57 municípios, sendo 21 em Pernambuco e 36 na Paraíba. Esse Eixo pretende beneficiar 5,5 milhões de pessoas na Paraíba e em Pernambuco.
Fonte ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário