15 de out. de 2020

TRE ALERTA SOBRE O CUIDADOS SANITÁRIOS NA ELEIÇÃO

 

O Tribunal Regional Eleitoral orienta eleitores e quem trabalhará nas próximas eleições, a exemplo dos mesários.

Veja o que disse a chefe do setor de atenção à saúde, Raisse Fernandes Barbosa:

– Os protocolos de segurança sanitária para as eleições 2020, que foram disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram elaborados com base na opinião de cientistas e especialistas na área médica, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Hospital Sírio Libanês e do Albert Einstein. As dicas para os eleitores são as comuns: que saia de casa de máscara; se possível leve a sua própria caneta e conferir o seu local de votação para saber se é o mesmo dos anos anteriores; se possível ir votar sozinho e respeitar os horários preferenciais de votação instituídos para o pleito deste ano.

– O eleitor deve entrar na sessão, ficar em frente ao mesário, na distância de um metro, mostrar o documento oficial com foto, já que esse ano não haverá biometria. O mesário vai pronunciar em voz alta o nome do eleitor e, após isso, ele deve confirmar se realmente aquele é o seu nome. Daí, ele vai higienizar as mãos com álcool gel, assinar o livro de votação com a caneta que o TSE recomenda que ele mesmo leve e, ainda nesse momento, se ele precisar, deve solicitar o comprovante de votação. Quando a urna for liberada, ele deve se dirigir à cabine de votação e, na saída, higienizar as mãos com álcool gel mais uma vez.

– Se caso você mesário teste positivo para a Covid-19 nos 14 dias antecedentes ao dia de votação, fique em casa e comunique imediatamente a sua Zona Eleitoral. No local de votação, os mesários que estão trabalhando devem manter a distância segura dos demais e também seguir todos os demais protocolos estabelecidos.

Imagem ilustrativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário