30 de set. de 2020

ARROZ VERMELHO CONTINUA SENDO UM DOS CULTIVOS MAIS COLHIDOS PELOS SERTANEJOS DO VALE DO PIANCÓ

 

O Arroz Vermelho ainda é um dos cultivos mais colhidos pelos sertanejos paraibanos

Segundo o governo do Estado, os produtores rurais da Paraíba comemoraram a boa safra do arroz vermelho no Sertão.
No Vale do Piancó, nas cidades de Piancó, Santana dos Garrotes, Nova Olinda, Pedra Branca e Itaporanga, onde agricultores se dedicam ao cultivo de arroz vermelho, a colheita teve início com uma boa produção para colocar no mercado.
O extensionista rural da Empaer José Marques, que há 40 anos acompanha plantio do arroz da terra, como é mais conhecido, disse que 2020 “foi um ano fantástico para a produção de arroz”. Lembra que a abundância das águas do açude São Gonçalo usadas nas várzeas, contribuíram para consolidar o plantio, além de manter abastecido o lençol freático que poderá ser usado para futuros plantios. A perspectiva é de que a próxima safra tenha uma produção ainda maior.
Nesta e em outras regiões, os produtores recebem assistência técnica da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), vinculada à Sedap.
O produtor Tarcísio Melo explicou que aproveitando o inverno, eles plantaram juntos 70 hectares de arroz vermelho, na expectativa de uma produção de 200 mil quilos.
A produção de arroz vermelho nas várzeas de Sousa sempre se constituiu em uma atividade rentável e, neste ano, em face das chuvas, o plantio dessa cultura cresceu substancialmente, proporcionando renda extra para dezenas de famílias agricultoras.
Três fatores contribuíram: chuvas, sementes selecionadas e assistência técnica, mesmo com orientação por sistema remoto. O trabalho de produção de arroz tem o acompanhamento dos técnicos Gervásio Francisco Vieira, Daniel Sales de Abrantes, José Marques, Iraildo Macedo, Flávio Marcílio, Manoel Chagas e do gerente regional Francisco de Assis Bernardino.

Fonte: oblogdepianco.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário