18 de jul. de 2019

Administrar o tempo em torno de um projeto de aprendizagem é o grande desafio de todo consurseiro.

A Gestão do Tempo é uma das expertises que o concurseiro deve adquirir na busca de sua aprovação. Não adianta o tempo é um recurso limitado e irrecuperável . Até para aqueles que acreditam ter todo tempo do mundo se este for mal gerido, mal utilizado ou tempo foi perdido.
 Aqui vão 20 dicas de gestão do tempo para concurseiros:
  1. Sendo o tempo um recurso limitado antes de fazer seu cronograma de estudos veja o que você vai deixar de fazer, o que sairá de sua rotina, o que você deixará de fazer para ganhar horas de estudo.
  2. Estude em ciclos de tempo comece com ciclos mais curtos de 15 , 30 ou 45 minutos até chegar ao clico de 1h30min. Após cada ciclo descane ente 5 e 15 minutos e se recompense com algo agradável.
  3. Estabeleça um ritual , respire fundo, coloque sua xícara de café ao lado, lave as mãos e o rosto respire fundo coloque uma musica instrumental ao fundo e comece a estudar. Crie seu ritual.
  4. Evite ser incomodado dentro do ciclo de estudos. Estude com todos os sentidos, visão audição, olfato e paladar. Se o texto que estiver lendo se remeter a algo tangível pense neste algo tangível visualize, se remeter a um cheiro sinta este cheiro, a uma comida sinta gosto todos os sentidos auxiliam o processo de aprendizagem.
  5. Dê aulas. Sem sombra de dúvidas a melhor forma de aprender é ensinar. Ensine a alguém ou simplesmente comente com alguém o que você está estudando e a sua compreensão sobre o assunto vai ficar melhor.
  6. Faça exercícios e simulados. Sem sombra de dúvidas fazer os exercícios em vez de simplesmente ler o assunto ou ouvir e ver aulas vai aumentar o poder de retenção do assunto.
  7. Seja proativo. Se não entendeu um assunto ou acha que o conteúdo estudado ficou incompleto procure outras fontes de informação sobre o tema.
  8. Leia artigos, anotações e livros sobre o tema, mas também ouça podcasts e aulas e veja videos sobre o assunto estudado. Repito utilize todos os seus sentidos.
  9. Não se vicie em estudar apenas os assuntos que você gosta ou domina esse é um erro fatal para quem busca a aprovação em concurso.
  10. Comece estudando as matérias que você não gosta ou acha difícil em ciclos menores. E se recompense quando acabar cada ciclo.
  11. Se você era um aluno do tipo que para as provas escolares só estudava na véspera do exame saiba que a busca da aprovação em um concurso público exige dedicação diária.
  12. O importante não é quantas horas você estudou, mas sim, o quanto você aprendeu.
  13. Faça revisões periódicas.Ou ciclos de revisão.
  14. Toda primeira leitura de um assunto é difícil. Na segunda leitura você já irá encarar o mesmo assunto com mais tranquilidade.
  15. Se você não dispõe de tempo para estudar por ciclos então aprenda uma coisa por dia. Em um ano você aprenderá 360 tópicos.
  16. Tenha paciência ser aprovado em um concurso não é uma corrida de 100 metros é uma maratona.
  17. Faça exercícios físicos, alimenta-se bem , durma bem , não deixe de dormir para estudar, dormir bem ajuda no processo de apreensão do conhecimento.
  18. O momento de parar é sempre aquele em que você está ficando irritado, incomodado. Esse incomodo vai atrapalhar seu aprendizado e está dizendo que algo está errado. Descanse e volte a estudar mais tarde.
  19. A idade para se aposentar compulsoriamente no serviço publico é 75 anos. Então temos tempo.
  20. Motive-se diariamente e mesmo após a aprovação continue estudando o aprendizado continuo será muito importante na sua carreira profissional. Todo lugar e lugar para aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário