29 de jun de 2019

UFPB cria leite de cabra em pó sem lactose

Uma pesquisa do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está desenvolvendo um novo produto alimentício, o leite em pó de cabra. Segundo a coordenadora do projeto, Tatiane Santi Gadelha a ideia é aprimorar o produto, que só estará pronto para consumo após passar por testes, inclusive em humanos.
“Nós fizemos o teste e não acusou presença da lactose. Utilizamos um método para identificar mínimas quantidades e não acusou. Mas não sabemos ainda se existem traços”, explica a pesquisadora.
Gadelha ressalta ainda que, até então, não houve verificação de como o produto se comporta no organismo humano. “É preciso cautela no desenvolvimento dos testes, porque muitas pessoas que possuem intolerância à lactose podem passar mal com um contato mínimo”. 
O leite caprino é uma rica fonte de nutrientes. A proteína é expressiva no produto. O estudo tem a colaboração de estudantes de pós-graduação da UFPB que pesquisam leite caprino e é realizado por meio de parceria com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e produtores de leite de cabra do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário