29 de jun. de 2019

UFPB cria leite de cabra em pó sem lactose

Uma pesquisa do Departamento de Biologia Molecular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) está desenvolvendo um novo produto alimentício, o leite em pó de cabra. Segundo a coordenadora do projeto, Tatiane Santi Gadelha a ideia é aprimorar o produto, que só estará pronto para consumo após passar por testes, inclusive em humanos.
“Nós fizemos o teste e não acusou presença da lactose. Utilizamos um método para identificar mínimas quantidades e não acusou. Mas não sabemos ainda se existem traços”, explica a pesquisadora.
Gadelha ressalta ainda que, até então, não houve verificação de como o produto se comporta no organismo humano. “É preciso cautela no desenvolvimento dos testes, porque muitas pessoas que possuem intolerância à lactose podem passar mal com um contato mínimo”. 
O leite caprino é uma rica fonte de nutrientes. A proteína é expressiva no produto. O estudo tem a colaboração de estudantes de pós-graduação da UFPB que pesquisam leite caprino e é realizado por meio de parceria com o Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (IDep), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e produtores de leite de cabra do Estado da Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário