27 de jun. de 2019

Escola do Pará cria boletim para estudantes darem nota aos pais

Familiares foram avaliados a partir de critérios como diálogo, passeio em família, estresse diário e ajuda nas atividades da escola

A escola particular Hotel Escola Girassol, localizada em Ananindeua, Pará, surpreendeu os familiares com uma avaliação completamente diferente. No dia em que tradicionalmente os pais vão à escola para pegar o boletim escolar e conhecer as “temidas” notas, receberam um modelo em que eles próprios eram avaliados pelos filhos.

Cada responsável recebeu uma nota com base em critérios que deveriam constar entre os direitos e deveres dos pais. As categorias de avaliação incluíam diálogo, compreensão, passeio em família, ajuda nas atividades da escola, presença nos eventos escolares, demonstração de carinho, estresse diário, bom humor e paciência.

Teve familiar recebendo nota vermelha. Em um dos boletins, num total de nove quesitos, um familiar conseguiu apenas três notas azuis. A nota mais baixa foi 1,0 no quesito “ajuda nas atividades da escola”, 2 em “paciência” e “passeio em família” e 3 em “diálogo” e “bom humor”.

A escola garante que a ideia não é a de expor os familiares, nem tampouco promover um conflito familiar. “O objetivo é promover uma reflexão por parte da família”, explica a coordenadora pedagógica Suellen Raiol. 

Ela conta que um ponto positivo da iniciativa é que os pais que recebem notas baixas acabam procurando a coordenação pedagógica para uma conversa e isso acaba aproximando a equipe pedagógica da família.

A ação, que já acontece desde 2017, integra o dia “F”, dedicado à presença das famílias na escola, e envolveu as turmas do sexto ao nono ano da instituição.

Fonte Carta Capital

Nenhum comentário:

Postar um comentário