10 de abr. de 2019

Um “dedo de proza” com o poeta Erenilson Bezerra, na disciplina eletiva de Literatura


Na segunda-feira (1º de abril) aconteceu na Escola Tomé Francisco uma animada “prosa” dos alunos e alunas do 1º Ano do Novo Ensino Médio com o poeta Erenilson Bezerra de Siqueira, (conhecido como Rena Bezerra), da cidade de São José de Princesa.

Durante 50 minutos, os participantes puderam desfrutar do que há de melhor em Poesia de Cordel, com os versos recitados pelo poeta, de sua própria autoria. Temas como religiosidade; o Cangaço; “causos”, contados pelos mais velhos; rixas de família; histórias fantásticas; a realidade brasileira, com seus problemas e tragédias, entre outros estão descritos em seus folhetos de cordel, ilustrados com belas xilogravuras. Entre seus folhetos, encontra-se “O Caloteiro”, que virou filme e está à disposição na internet, no Canal You Tube, com 2.569.193 visualizações: vale a pena assistir.
Temas da estrutura do cordel com versificação, métrica, rima, glosa, também foram tratados com muita maestria por parte de Erenilson, que contou um pouco de sua história como cordelista e como descobriu seu talento.
Os alunos participaram da “prosa” com muita atenção, fizeram perguntas, tornando o momento rico em interação, conhecimento e prazer. 
Esta foi mais uma ação do plano de trabalho da Disciplina Eletiva de Literatura, que tem como principal objetivo incentivar os alunos para o hábito da leitura como prazer e da Literatura como arte que se torna muito gostosa de aprender, quando se desliga um pouco da teoria e parte para a fruição literária. A Disciplina é ministrada pela professora Jaciara Santos e coordenada pela Educadora de apoio, Rosineide Alves.
Agradecemos ao poeta Erenilson Bezerra pela disponibilidade em atender o convite da escola e o parabenizamos pelo talento e dedicação a arte de escrever, valorizando suas origens e a cultura nordestina. 
Quem quiser adquirir os folhetos de cordel do poeta, procure a coordenação pedagógica da escola e faça o seu pedido.
Cultive o hábito da leitura, que o tornará competente para adquirir muitas outras habilidades, seja em Língua Portuguesa ou em outras disciplinas e o tornará apto a enfrentar inúmeras situações do cotidiano!





Fonte: Escola Tomé Francisco da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário