6 de abr. de 2019

De Tavares, homem é diagnosticado com Malária; secretária de saúde garante que paciente não adquiriu doença no município

Um homem natural da cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, foi diagnosticado nesta sexta-feira (5) com Malária, após apresentar os sintomas mais comuns da doença; febre alta, dor de cabeça e suor frio.
Em conversa com Aryel Aquino, no final da tarde deste sábado (06), a secretária de saúde de Tavares, Shelley Suassuna, disse que o homem passou mal no município paraibano de Conde e foi encaminhado à João Pessoa, onde se internou em uma unidade de saúde e realizou exames, que identificaram a doença. 
Shelley garantiu que a Malária não foi adquirida pelo paciente em Tavares. “A população pode ficar tranquila. Estamos tomando todas as medidas cabíveis”, disse a secretária.
O homem, que não teve nome relevado, tem relações de trabalho e familiares em Conde. Este foi o segundo caso da doença registrado na Paraíba.
Com o apoio da secretaria estadual de saúde, a secretaria de saúde de Tavares realizou nesta tarde a pulverização (fumacê) de inseticida em ruas da cidade tavarense para combater e prevenir a presença do mosquito causador da Malária. A ação que é válida contra outras zoonoses, a exemplo da dengue, foi feita com um veículo equipado com borrifadores.
O QUE É A MALÁRIA? É uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. Os sintomas mais comuns são febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça. Em casos graves pode causar icterícia, convulsões, coma ou morte (saiba mais).

Fonte; Blog do Aryel Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário