30 de ago. de 2018

Menor cidade do país fica em Minas Gerais e tem menos de 800 moradores; aponta IBGE

Já ouviu aquele ditado que diz que "Belo Horizonte é um ovo", já que todos os moradores da cidade parecem se conhecer? Pois é, essa afirmação é exagerada para referir-se à capital mineira. Mas ela aplica-se, sim, ao município de Serra da Saudade.

 Localizado a 266 km de BH, na região Centro-Oeste de Minas, a cidade tem apenas 786 habitantes. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com tão poucos moradores, Serra da Saudade continua a ostentar o título de menor cidade do Brasil. Conforme o levantamento, Borá (SP) e Araguainha (MT), aparecem na sequência, com 836 e 956 habitantes, respectivamente.

 Em contrapartida, o município de São Paulo continua sendo o mais populoso do país, com 12,2 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,7 milhões de moradores), Brasília e Salvador (cerca de 3,0 milhões de habitantes cada). BH é a cidade mais populosa de Minas Gerais, com 2.375.151 habitantes, mas no ranking nacional ocupa apenas a sexta posição.

 Diminuição 

Conforme o IBGE, a população do país deverá crescer até 2047, quando chegará a 233,2 milhões de pessoas. Nos anos seguintes, ela cairá, até os 228,3 milhões em 2060. Em Minas Gerais, a expectativa é que a população pare de crescer 20 anos antes, em 2040.

Hoje em Dia - Renata Evangelista - rsouza@hojeemdia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário