9 de ago. de 2018

A força do candidato do PV no eixo da BR-230 onde está o PIB eleitoral do Estado

O recente anúncio do prefeito Zé Aldemir (PP-Cajazeiras) de apoio à candidatura de Lucélio Cartaxo praticamente fecha o eixo da BR-230 em torno do candidato do PV. A espinha dorsal, do ponto de vista eleitoral da Paraíba, está na trilha da rodovia, desde Cabedelo até Cajazeiras. E é, precisamente, onde está concentrado o PIB eleitoral do Estado.
Considerando, portanto, as maiores cidades cortadas pela BR-230, vê-se que Lucélio tem a maioria dos prefeitos. Começa por João Pessoa (Luciano Cartaxo), Santa Rita (Emerson Panta), Campina Grande (Romero Rodrigues), Patos (Dinaldinho), Pombal (Verissinho) e Cajazeiras (Zé Aldemir). Esses colégios eleitorais somados contabilizam mais de 60% do eleitorado do Estado, daí sua importância na geopolítica eleitoral da Paraíba.
Um cenário ainda sugere certo favoritismo para o candidato. É claro que o mero apoio de prefeito não garante, por si só, maioria de votos, ainda mais se não estiver bem, como parece ser o caso de Patos. E há sempre os dois lados. Mas, sem dúvida, pode ser um adjutório e tanto, especialmente onde os prefeitos estão de bem com o cidadão, como em João Pessoa (que influencia toda região metropolitana) e Campina (com força no chamado Compartimento da Borborema).
Fonte: Blog do Helder Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário