13 de jul. de 2018

A bodega e suas variedades…

A Bodega era um pequeno estabelecimento comercial que tinha seus produtos colocados à venda diante dos moradores aos quais moravam na zona rural. Estas pessoas preferiam comprar neste local, uma vez que o mercado da cidade ficava um pouco distante destas localidades. O dono deste comércio varejista era chamado pela clientela de ‘’bodegueiro’’.
Com ele tudo se ajeitava, pois este modesto comerciante era um cara experiente e conhecedor de todos os seus fregueses na hora de vender fiado. Numa bodega das antigas se via todos os tipos de mercadorias que eram usadas pelos moradores dos sítios. Nela não podia faltar arroz, bolachas setes capas, farinha seca, feijão, fumo de rolo, sardinha, café torrado no caco, sabão de barra e o querosene Jacaré para ser usado nos antigos candeeiros.
Neste local também tinha uma cachacinha para os apreciadores desta bebida, além de uma sinuca para servi como jogo de aposta. Algumas bodegas tinham aqueles frequentadores que só iam para casa quando os mesmos estivessem embriagados, outras existiam os fofoqueiros língua ferina e curiosos com as noticias da localidade.Atualmente ainda existem as conhecidas bodegas nos sítios, mas no estilo bem diferente das antigas. Iedo Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário