1 de mar. de 2018

Rio Piranhas sobe por conta das chuvas e deixa comunidades isoladas no Sertão da Paraíba*x

A ponte que os moradores da cidade de Paulista usavam para atravessar o rio Piranhas foi totalmente coberta pelas águas do rio nesta quarta-feira (28). 

A cidade no Sertão Paraibano encarou 28% a mais de chuva no mês de fevereiro do que o normal, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA).

 A população dos bairros mais isolados da cidade ficou ilhada. Só conseguia ir para o Centro da cidade quem atravessasse o rio de canoa ou se arriscasse a pé sobre a ponte. Moradores relatam que esta é uma situação comum. Sempre que chove demais o rio sobe e a ponte fica coberta pela água.

De acordo com a secretaria de infraestrutura do município, a ponte é segura. "Foi reformada recentemente, mas precisamos de uma ponte mais alta", explicou o secretário da pasta, José Nildo Nogueira Maia.

 Para atravessar o rio os moradores precisam utilizar o serviço de barqueiros que utiliza suas canoas para irem de uma margem a outra. Por conta das chuvas, muitas crianças deixam de ir à escola. 

Hora porque são impedidas pela ponte coberta de água, hora por medo de ficarem ilhadas longe da família. 

"A gente só conseguiria construir outra ponte, mais alta, que não ficasse a mercê da água, com ajuda do Governo do Estado", explicou o secretário. 

FONTE; ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário