6 de mar. de 2018

Prazo de cadastro obrigatório de criador que compra milho da Conab termina este ano

Os criadores beneficiários ou interessados em participar do Programa de Vendas em Balcão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) têm até o dia 30/08 deste ano para realizar a inscrição no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican). Após essa data, o cadastro passa a ser obrigatório para todas as operações referentes ao programa.
Até o momento, já foram cadastrados mais de 10 mil criadores no país, que representam 35% do público atendido pelo programa em 2017. O estado com maior número de cadastros é Alagoas, com 98,35% de criadores registrados. O bom desempenho também é verificado no Piauí e em Roraima, com índices de cadastramento superiores a 60%.
Por outro lado, Rio Grande do Norte e Ceará são as localidades que possuem a maior quantidade de criadores que ainda precisam fazer o registro. De acordo com o último levantamento da Conab, mais de 5 mil potiguares que acessaram o programa no ano passado ainda não tem seus dados cadastrados no sistema. O mesmo ocorre com 4,5 mil cearenses.
Para se cadastrar, basta entrar na página do Sican na internet e informar dados básicos, como endereço, telefone, e-mail, entre outros. Também é preciso preencher informações específicas da atividade, como tamanho da propriedade e do plantel. O ideal é que o cadastro e sua atualização periódica sejam feitos pelo próprio interessado.
Quem precisar de uma ajuda para saber como efetuar a inscrição, pode assistir ao vídeo produzido pela própria Companhia com orientações passo a passo do sistema, ou então ler o Manual de Vendas em Balcão. Os dois podem ser acessados no site da Conab. Em caso de dúvida, os criadores também poderão buscar auxílio nas superintendências regionais ou unidades armazenadoras da Conab nos estados.
A utilização do Sican visa trazer mais agilidade e transparência à execução das operações e aumentar a segurança na aplicação dos recursos públicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário