5 de mar. de 2018

Açude de Boqueirão aumenta mais de 1 metro da lâmina d’água no fim de semana



O açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e outras 18 cidades da Paraíba, apresentou um aumento de 1,25m na lâmina d’água neste fim de semana, elevando seu volume para 61.111.865 m³, o que corresponde a 14,8% da sua capacidade total, de acordo com os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

Ainda segundo os dados da Aesa, do último sábado (3) para o domingo (4) foi verificado um aumento de 79 cm na lâmina d’água do reservatório. Somando com o aumento de 49 cm registrado do domingo (4) para esta segunda-feira (5), o açude está prestes a atingir 15% da sua capacidade total.

As águas que estão chegando ao manancial são decorrentes das chuvas que têm caído na região e também ao aumento da vazão das águas do rio São Francisco, conforme explicou o meteorologista Alexandre Magno, da Aesa.

“Esse aumento do volume se dá 90% por conta das chuvas e 10% por conta da vazão do São Francisco”, complementou o meteorologista.

Ainda de acordo com Alexandre Magno, a meteorologia indica mais chuvas na região do Carriri/Curimataú para esses meses de março e abril, o que favorece o abastecimento do açude de Boqueirão.

CHUVAS NO FIM DE SEMANA

A Aesa registrou chuvas em 57 municípios paraibanos do sábado para ontem e em 36 de ontem para hoje.

Conforme os dados mais recentes da agência, as maiores precipitações foram verificadas nos municípios de Itabaiana (110 mm), Juarez Távora (58,3 mm) e Pilar (50,1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário