4 de dez de 2017

Comissão debaterá a transposição do rio Tocantins para o São Francisco, no Senado



A transposição do rio Tocantins para o rio São Francisco será discutida em audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) nesta quarta-feira (6). A audiência foi solicitada pelo senador Elmano Férrer (PMDB-PI). Sobre a transposição, considerada há mais de três décadas, o senador afirma que “pouco se avançou quanto a estudos concretos sobre as reais perspectivas técnicas, econômicas e ambientais para sua implantação”.
Elmano defende que “a abundância hídrica da bacia do rio Tocantins pode ser a salvação para a agonizante situação do rio São Francisco”. Para ele, a transposição garantiria o suprimento de água para as populações ribeirinhas e também para as comunidades em regiões áridas ao longo do canal de transposição. Segundo o senador, o projeto poderia transformar a realidade de quase 400 municípios.
Para participar do debate, foram convidados Antônio de Pádua de Deus Andrade, secretário de Infraestrutura Hídrica do Ministério da Integração Nacional; Sérgio Koide, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília (UnB); e Hypérides Macêdo, engenheiro civil e consultor na área de recursos hídricos.
Também devem comparecer à audiência representantes do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, da Agência Nacional de Águas e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Avaliação
Na reunião da CDR também deverá ser apresentado o relatório sobre a política pública de “segurança hídrica e gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste”. A avaliação faz parte do plano de trabalho da comissão para 2017, que prevê a análise das políticas do Poder Executivo relacionadas aos recursos hídricos do país.
A audiência está marcada para ser iniciada às 9h, na sala 13 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário