17 de nov. de 2017

Hospital Regional de Princesa Isabel realizou mais de 100 cirurgias de catarata


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), está realizando mutirão de cirurgias de catarata em vários municípios. Nesta quinta (16) e sexta-feira (17), a atividade ocorre em Princesa Isabel; em Monteiro, as cirurgias serão feitas nos dias 18, 19, 20 e 21; e no período de 20 a 24 de novembro, o mutirão será concentrado no Hospital Geral de Mamanguape; e em Pombal, de 4 a 6 de dezembro. O objetivo do mutirão é agilizar os procedimentos em pacientes que estão na fila de espera.

“A perspectiva é que os mutirões continuem em 2018”, disse a gerente de Regulação da SES, Selda Gomes. Ela lembra que a iniciativa beneficia, de forma direta, a população idosa. “Os mutirões vêm atendendo às necessidades dos usuários, buscando devolver a visão, principalmente dos idosos, que a perdem devido à presença de catarata”, disse.
Será beneficiado com as cirurgias todo paciente cadastrado, que tem a indicação do procedimento. É necessária a realização de exames pré-operatórios e laudo cirúrgico.
No Hospital Regional de Princesa Isabel, estão previstas 116 cirurgias, que podem aumentar dependendo dos encaminhamentos dos municípios. O atendimento está iniciando às 8h da manhã e serão contemplados os sete municípios que compõem a 11ª Região: Imaculada, Água Branca, Juru, Tavares, Princesa Isabel, São José de Princesa e Manaíra.

Os mutirões ocorrem, anualmente, desde 2011 e já foram mais de 10 mil procedimentos e mais de R$ 7,5 milhões investidos. Selda lembra que, para se cadastrarem, os usuários devem procurar as Secretarias de Saúde dos seus municípios e, dessa forma, realizar a cirurgia gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário