28 de out. de 2017

VÍDEO: Situação da parede do acude que abastece a cidade de Tavares preocupa moradores da região


A população do município de Tavares, no Sertão da Paraíba, está preocupada com o aparecimento de crateras na parede do açude (Tavares II/Cachoeira Lisa) e a vegetação que está tomando conta de toda a extensão da parede do manancial que abastece a cidade supracitada e os Povoados Belém e Jurema na zona rural do município.
As erosões podem ter se originado de grandes formigueiros que existem na parede e aumentado com as chuvas que caíram na região em meses anteriores, embora exista outro fator preocupante que é a extensa vegetação existente na área que deveria está bem cuidada pelos órgãos responsáveis que possivelmente venha ser o governo do estado.
Em contato com o nosso Blog, o presidente da Associação Comunitária João Paulo II, da comunidade Jurema, Moisés Pereira Lopes, disse está preocupado com a situação do manancial, que desde a sua construção não recebe os serviços necessários de manutenção, ficando o açude em situação de abandono como deixa claro às imagens...
Moisés foi com a nossa equipe até o manancial e juntos podemos constatar a veracidade de todas as informações que já foram encaminhadas ao nosso portal por leitores que estão bastante preocupados com tamanha falta de respeito do setor responsável pelo citado açude, com a sociedade tavarense. 

Outro fator preocupante é a retirada desordenada de Águas do manancial através de carros- pipa, pois nem todos que vem em busca do líquido precioso por meios desses transportes no manancial, estão devidamente regularizados pelo exercito, o que fica a cargo das autoridades responsável, fiscalizar quem se utiliza da situação para tirar proveito de forma clandestina desse serviço.
O Açude Cachoeira Lisa ou Tavares II, como queira, tem uma capacidade de armazenamento de 9.000.000 de metros cúbicos de água, estando apenas com 4.254.302 de metros cúbicos, correspondendo a 47,27%, segundo dados fornecidos pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), órgão responsável pelo monitoramento dos reservatórios estaduais.
Diante dessa triste e preocupante situação, que são os formigueiros, vegetação e retirada das Águas de forma clandestina, pedimos aos responsáveis de fato, providencias, pois da mesma forma em que estamos aqui mostrando os estragos no manancial, temos a satisfação de expor a solução do problema quando for resolvido.
Fonte e Fotos e Vídeo: de Djacir Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário