26 de out. de 2017

Açude que abastece Tavares/PB tem 47,27% de volume; retirada irregular de água por pipas clandestinos preocupa população

Fonte: Blog do Aryel Aquino.
Construído entre serras, o enorme Açude Tavares II, Cachoeira Lisa, que abastece Tavares, no Sertão da Paraíba, atingiu no início desta semana um novo número negativo de reserva de água.
De acordo com dados da segunda-feira (23) da Aesa, órgão responsável pelo monitoramento dos reservatórios no estado, o açude que tem a capacidade máxima de 9.000.000 m³, está com 4.254.302 m³ de água, e 47,27% do volume total.
Aryel Aquino esteve nesta quinta-feira (26) no manancial e conversou com o agricultor, Sonival Gomes, de 58 anos de idade, que mora no Sítio Inácio Alves, às margens do Cachoeira Lisa. Sonival contou que presenciou toda a construção do açude e afirmou o nível do manancial vem baixando desde 2012.
“De lá pra cá, o açude é só secando, pois as chuvas não foram boas, infelizmente”, disse o agricultor. 
Apesar da evaporação e à seca severa, para Sonival o que vem contribuindo bastante com a diminuição do líquido precioso são os carros-pipa clandestinos, que sem nenhuma fiscalização, retiraram todos os dias inúmeras carradas de água.
“É o dia todo. Só o senhor vendo”. 
Há informações de que o açude seca mais de um centímetro por dia. A realidade é triste, pois a água já recuou muito, dando lugar a caatinga, que já invadiu boa parte do reservatório. 
Essa pedra que era praticamente coberta pela água encontra-se toda visível. Antes para chegar perto dela era necessário ir de canoa, mas hoje qualquer pessoa pode toca-la, indo por um caminho feito dentro do próprio açude. 
OPERAÇÃO PIPA: Procurada pelo Blog do Aryel Aquino a coordenação da Operação Pipa, em Tavares, disse que atualmente existem apenas dois caminhões-pipa cadastrados para retirar água do manancial. Os pipas são por parte da Prefeitura e atendem a zona rural do município.
Enquanto os clandestinos, a coordenação acredita que quem tem o poder de proibir é a Aesa. Devido à preocupação da população com a desordenada retirada de água uma audiência pública para debater o assunto está sendo organizada e deve ser realizada no dia 10 de novembro. Caso aconteça, essa já será a 3ª.

Nenhum comentário:

Postar um comentário