2 de set. de 2017

46 reservatórios da PB estão com menos de 5%


Pelo menos 46 reservatórios continuam em estado crítico na Paraíba, com menos de 5% da capacidade máxima, segundo um levantamento disponibilizado no site da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa).
A maior parte dos mananciais está situada na região do Sertão do Estado, que vive um novo período de escassez de água nos últimos meses.
Entre os açudes em situação crítica destaca-se a Barragem de Engenheiros Ávidos, em Cajazeiras que possui apenas 4,8% da sua capacidade máxima. Desde de 2016, quando apresentava 6,5%, o manancial tem perdido volume de água a cada mês.
A Barragem da Farinha, em Patos, também vive situação parecida. O reservatório tinha 26,9% de volume de água em setembro do ano passado e inicia o mesmo período deste ano com apenas 4,8%.
Alguns reservatórios, contudo, só não estão em situações piores porque os primeiros meses de 2017 foram marcados por bons índices pluviométricos em várias regiões do Estado.
De fevereiro a abril, as regiões do Sertão e Agreste da Paraíba registraram 498,9 mm e 293,1 mm de chuva, respectivamente, impedindo assim que os mananciais secasse por completo.
É o caso, por exemplo, do açude Bichinho, situado no município de Barra de Santa Rosa, no Agreste. Em setembro de 2016, o manancial estava com apenas 0,5% da capacidade máxima. Com as chuvas no início do ano, chegou a registrar 5,2% em maio deste ano e inicia setembro com nova queda no volume de água, com 2,4%.
Outro bom exemplo está no Cariri da Paraíba, onde o açude Campos, no município de Caraúbas estava a beira da escassez total no ano passado e em maio deste ano chegou a registrar 7% no volume de água depois das chuvas. Porém começa setembro com a marca preocupante de 3,6% da capacidade máxima.
Fonte - G1/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário